1. Identificação | |
Tipo de Referência | Capítulo de Livro (Book Section) |
Site | plutao.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W/43NH85H |
Repositório | sid.inpe.br/plutao/2020/12.07.15.07 (acesso restrito) |
Última Atualização | 2020:12.08.18.08.18 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/plutao/2020/12.07.15.07.41 |
Última Atualização dos Metadados | 2024:01.05.17.21.27 (UTC) simone |
ISBN | 9786588109021 |
Rótulo | lattes: 7492853195439690 2 PazBranRaym:2020:CePaPa |
Chave de Citação | PazBranRaym:2020:CePaPa |
Título | Cenários Participativos a partir da Educação Ambiental |
Ano | 2020 |
Data de Acesso | 18 maio 2024 |
Tipo Secundário | PRE LN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 2040 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | 1 Paz, Mariana Gutierres Arteiro da 2 Branco, Evandro Albiach 3 Raymundo, Maria Henriqueta Andrade |
Grupo | 1 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR 2 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR |
Afiliação | 1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 mariana.paz@inpe.br 2 evandro.albiach@inpe.br |
Editor | Grandisoli, E. Souza, D. T. P. Jacobi, P. R. Monteiro, R. A. A. |
Título do Livro | Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros |
Editora (Publisher) | Editora Na Raiz |
Cidade | São Paulo |
Páginas | 84-99 |
Histórico (UTC) | 2020-12-08 18:08:18 :: lattes -> administrator :: 2020 2022-01-04 01:31:25 :: administrator -> simone :: 2020 2024-01-05 17:21:27 :: simone -> lattes :: 2020 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Tipo do Conteúdo | External Contribution |
Tipo de Versão | publisher |
Palavras-Chave | Cenários participativos pesquisadores populares práxis pedagogia da alternância reflexividade |
Resumo | Abordagens participativas para construção de cenários, concebidos a partir de visões do futuro, vêm ganhando espaço e sendo amplamente utilizadas na área ambiental, no contexto de transição para sustentabilidade. Nesse contexto, o cenário desenvolve-se mediante a discussão de trajetórias (que consideram ações e obstáculos) que ligam o futuro visualizado ao presente através de métodos de back-casting. Considerando a complexidade das questões socioambientais da bacia do rio Paraíba do Sul dadas as pressões exercidas pelas demandas das Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, aliada à conjuntura institucional e aos cenários de mudanças ambientais , foi proposto um processo formativo a partir de atores sociais do trecho paulista a essa bacia com o objetivo de traçar cenários e trajetórias para a mesma. Esse processo tomou por base elementos, princípios e ferramentas da educação ambiental, de forma a construir conhecimentos de maneira coletiva e, consequentemente, contribuir para a aprendizagem social dos participantes. O processo formativo materializou-se como uma estratégia de mobilização dos atores sociais da bacia, com o objetivo de formação de pesquisadores populares a partir do processo de construção de cenários. Para fomentar o engajamento dos atores envolvidos, foi construída uma metodologia híbrida inspirada na ciência cidadã, educação popular, práxis e pedagogia da alternância. Esta metodologia propiciou, além da formação dos participantes em técnicas, métodos e processos de diagnóstico e prognóstico, a coprodução de um diagnóstico socioambiental participativo e de cenários e trajetórias para a bacia hidrográfica do Paraíba do Sul. |
Área | CST |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > COCST > Cenários Participativos a... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | não têm arquivos |
|
4. Condições de acesso e uso | |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | paz_cenarios2.pdf |
Grupo de Usuários | lattes |
Grupo de Leitores | administrator lattes simone |
Visibilidade | shown |
Permissão de Leitura | deny from all and allow from 150.163 |
|
5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F3T29H |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.19.20.40 1 |
Acervo Hospedeiro | dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01 |
|
6. Notas | |
Campos Vazios | archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination documentstage doi e-mailaddress edition format issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes numberofvolumes orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor seriestitle session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url volume |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | lattes |
atualizar | |
|