Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaCapítulo de Livro (Book Section)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W/43NH85H
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2020/12.07.15.07   (acesso restrito)
Última Atualização2020:12.08.18.08.18 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2020/12.07.15.07.41
Última Atualização dos Metadados2024:01.05.17.21.27 (UTC) simone
ISBN9786588109021
Rótulolattes: 7492853195439690 2 PazBranRaym:2020:CePaPa
Chave de CitaçãoPazBranRaym:2020:CePaPa
TítuloCenários Participativos a partir da Educação Ambiental
Ano2020
Data de Acesso18 maio 2024
Tipo SecundárioPRE LN
Número de Arquivos1
Tamanho2040 KiB
2. Contextualização
Autor1 Paz, Mariana Gutierres Arteiro da
2 Branco, Evandro Albiach
3 Raymundo, Maria Henriqueta Andrade
Grupo1 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR
2 COCST-COCST-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 mariana.paz@inpe.br
2 evandro.albiach@inpe.br
EditorGrandisoli, E.
Souza, D. T. P.
Jacobi, P. R.
Monteiro, R. A. A.
Título do LivroEducar para a sustentabilidade: visões de presente e futuros
Editora (Publisher)Editora Na Raiz
CidadeSão Paulo
Páginas84-99
Histórico (UTC)2020-12-08 18:08:18 :: lattes -> administrator :: 2020
2022-01-04 01:31:25 :: administrator -> simone :: 2020
2024-01-05 17:21:27 :: simone -> lattes :: 2020
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveCenários participativos
pesquisadores populares
práxis
pedagogia da alternância
reflexividade
ResumoAbordagens participativas para construção de cenários, concebidos a partir de visões do futuro, vêm ganhando espaço e sendo amplamente utilizadas na área ambiental, no contexto de transição para sustentabilidade. Nesse contexto, o cenário desenvolve-se mediante a discussão de trajetórias (que consideram ações e obstáculos) que ligam o futuro visualizado ao presente através de métodos de back-casting. Considerando a complexidade das questões socioambientais da bacia do rio Paraíba do Sul dadas as pressões exercidas pelas demandas das Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, aliada à conjuntura institucional e aos cenários de mudanças ambientais , foi proposto um processo formativo a partir de atores sociais do trecho paulista a essa bacia com o objetivo de traçar cenários e trajetórias para a mesma. Esse processo tomou por base elementos, princípios e ferramentas da educação ambiental, de forma a construir conhecimentos de maneira coletiva e, consequentemente, contribuir para a aprendizagem social dos participantes. O processo formativo materializou-se como uma estratégia de mobilização dos atores sociais da bacia, com o objetivo de formação de pesquisadores populares a partir do processo de construção de cenários. Para fomentar o engajamento dos atores envolvidos, foi construída uma metodologia híbrida inspirada na ciência cidadã, educação popular, práxis e pedagogia da alternância. Esta metodologia propiciou, além da formação dos participantes em técnicas, métodos e processos de diagnóstico e prognóstico, a coprodução de um diagnóstico socioambiental participativo e de cenários e trajetórias para a bacia hidrográfica do Paraíba do Sul.
ÁreaCST
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > COCST > Cenários Participativos a...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreementnão têm arquivos
4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
Arquivo Alvopaz_cenarios2.pdf
Grupo de Usuárioslattes
Grupo de Leitoresadministrator
lattes
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Leituradeny from all and allow from 150.163
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F3T29H
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.19.20.40 1
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination documentstage doi e-mailaddress edition format issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes numberofvolumes orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor seriestitle session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)lattes
atualizar 


Fechar